Arbitragem gaúcha
CEAF/RS realiza reunião técnica preparatória com árbitros e árbitros assistentes
sexta, 11 de abril de 2025 19:19
Reunião ocorreu no auditório da Federação Gaúcha de Futebol | Foto: Luiz Breves/FGF
A Comissão Estadual de Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul - CEAF/RS realizou, na tarde desta sexta-feira (11), a reunião técnica preparatória com os árbitros e árbitros assistentes para as demais competições da Federação Gaúcha de Futebol - FGF em 2025. O encontro aconteceu no auditório da FGF.
Estavam presentes no encontro o presidente da FGF, Luciano Hocsman, o secretário-geral, Mauro Rocha, o diretor jurídico, Gilson Kroeff, o diretor de segurança e ouvidor geral de competições, Rogério Stumpf, e os membros do departamento de competições, Gabriela Luizelli e Rafael Maydana. Também marcaram presença o presidente da CEAF/RS, Leandro Vuaden, a socióloga da Odabá - Associação de Afroempreendedorismo e coordenadora do projeto Protocolo Zero: Fim de Jogo para o Racismo, Nina Fola, o diretor-executivo do Observatório Racial no Futebol, Marcelo Carvalho, o procurador do TJD/RS - Dr. Renan Eduardo Cardoso, e o auditor do TJD/RS, Ademar Pedro Scheffer, além dos delegados dos jogos das competições da FGF e dos árbitros e árbitros assistentes que fazem parte do quadro da CEAF/RS.
Durante o evento, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, abordou a expectativa para as próximas competições e reforçou a confiança na arbitragem gaúcha.
- Serão campeonatos difíceis, mas temos confiança no trabalho de vocês. Vamos mostrar que os melhores estão aqui. Mostrar a qualidade da arbitragem gaúcha - afirmou Hocsman.
A reunião tratou, em um primeiro momento, sobre questões administrativas referentes ao departamento de competições e o TJD/RS. As próximas competições da FGF em 2025 contarão com um Supervisor de Intolerância em cada partida no intuito de auxiliar árbitros e árbitros assistentes em casos de discriminação e racismo.
Houve, na sequência, uma palestra ministrada pela socióloga da Odabá, Nina Fola. Ela salientou a necessidade de desenvolver uma postura antirracista na sociedade e nos campos de futebol.
- Trazer todos os envolvidos no espetáculo é fundamental para que novas regras surjam e para que a gente consiga cada vez mais coibir o preconceito e lutar ao lado de ações antirracistas. Essa troca de saberes e alinhamentos entre quem está no campo e quem está pensando no protocolo é essencial para que cada vez mais a gente chegue aos nossos objetivos - finalizou Nina.
O encontro também abordou alterações na regra do jogo 2024/2025 e diretrizes a serem adotadas pela arbitragem nas competições subsequentes da Federação Gaúcha de Futebol neste ano.
O presidente da CEAF/RS, Leandro Vuaden, destacou a importância do evento para o futuro da arbitragem gaúcha.
- Momentos como o de hoje nos possibilitam atingir todo o quadro de arbitragem. Aproveitamos para passar as alterações de regras e todos os protocolos que devem ser adotados e aplicados durante uma partida de futebol. A nossa intenção é tornar o espetáculo do futebol mais bonito. Fico feliz que a Federação Gaúcha de Futebol investe na qualificação da arbitragem. Compete a nós repassar isso para os árbitros e fazer com que eles tenham a consciência da responsabilidade que eles têm. Esse é o nosso papel enquanto gestor. Isso mostra o nosso compromisso e nosso respeito com o futebol mas também com a entidade - completou Vuaden.
Melhores do Gauchão
Durante a reunião, o árbitro Lucas Horn e o árbitro assistente Tiago Kappes Diel receberam duas bolas oficiais da FGF. Lucas e Tiago foram escolhidos melhor árbitro e melhor árbitro assistente do Gauchão Superbet 2025, respectivamente.