Troféu Zagallo
Histórico: quarteto feminino de arbitragem comandará partida da Copa FGF
terça, 24 de setembro de 2024 16:15
Pela primeira vez na história uma partida de competições organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol - FGF terá um quarteto feminino de arbitragem. Nesta quarta-feira (25), no duelo entre Aimoré e São Paulo, às 19h30min, no Cristo Rei, pela 6ª rodada da Copa FGF - Troféu Zagallo, quatro mulheres estarão no comando. A árbitra Andressa Hartmann será auxiliada por Maíra Mastella Moreira e Estefani Adriati Estrela da Rosa. Bruna de Miranda Martins será a quarta árbitra.
- É uma conquista muito importante, pois demonstra a evolução da arbitragem feminina gaúcha e também a confiança da CEAF no nosso trabalho ao fazer essa designação. É um momento em que os olhos brilham e que nos fortalece para seguirmos o caminho que escolhemos – ressaltou Andressa Hartmann, 31 anos, que integra o quadro da CEAF/RS desde 2018 e já apitou finais do Gauchão Feminino.
Maíra Mastella, assistente FIFA que participará do Mundial Feminino Sub-17, em outubro, comemora mais esse feito. Aos 31 anos, ela já está no seu décimo ano como profissional:
- Fico muito feliz de fazer parte desse quarteto que vai entrar para a história. Com certeza isso abrirá portas para muitas meninas. Espero que ocorra outras inúmeras vezes, mas ser pioneira é sempre muito especial. Vamos entrar muito focadas e concentradas para entregarmos o nosso melhor, pois estaremos representando as meninas do Rio Grande do Sul.
O momento histórico também é comemorado pela assistente Estefani Estrella, 32 anos, formada em 2015 pela CEAF/RS:
- Acredito que esse momento vai influenciar positivamente todas as mulheres que sonham em trabalhar com a arbitragem. E que todas nós possamos sonhar ainda mais alto, buscando quebrar novas barreiras.
A árbitra Bruna Martins, de 28 anos, que integra desde 2022 o quadro da CEAF/RS, comemora o crescente número de mulheres na arbitragem. De acordo com dados da CBF, em 10 anos, entre 2010 e 2020, o número de inscrições de árbitras e assistentes aumentou 56%.
- É muito motivador quando nos dão grandes oportunidades. As portas estão se abrindo cada vez mais para nós, com muito trabalho, determinação e confiança - destacou Bruna.